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O que é Martech?

 

MarTech, também conhecido como Tecnologia de Marketing, é o termo para os profissionais de software e ferramentas tecnológicas que os profissionais de marketing aproveitam para planejar, executar e medir campanhas de marketing. As ferramentas marTech são usadas para automatizar ou simplificar processos de marketing, coletar e analisar dados e fornecer vários meios de alcançar e se envolver com seu público-alvo visando obter melhores resultados. O conjunto de ferramentas que uma empresa aproveita para processos de marketing é conhecido como MarTech Stack.

 

A MarTech tornou-se um marco nas campanhas de marketing digital, mas também pode ser usada para otimizar os esforços de marketing em qualquer canal de marketing.

 

Muitas empresas estão investindo em tecnologia de marketing simplesmente para acompanhar a concorrência. À medida que as empresas líderes veem os resultados da adoção de soluções MarTech, outros temem ser deixados para trás e vêem o investimento como uma oportunidade.

 

Isso levou a um aumento da adoção e implementação de plataformas de tecnologia de marketing, especificamente soluções que oferecem automação para suas campanhas e análise de dados, entre outros benefícios.

 

A Importância das Martechs

 

A tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante no marketing, especialmente auxiliando em esforços como atribuição e alocação de gastos de marketing.

 

Com o cenário martech em constante evolução, os profissionais de marketing devem pesquisar para ter certeza que estão investindo em  soluções de tecnologia de marketing que facilitarão da melhor forma o crescimento em sua organização.

 

Para muitas organizações, mudar a forma como o marketing funciona pode ser um grande desafio. Trabalhar com colegas para que eles sejam treinados em novas plataformas e fluxos de trabalho fornece um obstáculo às atividades do dia-a-dia.

 

Um MarTech Stack normalmente consiste em algumas ferramentas principais, embora as ferramentas específicas utilizadas possam variar de empresa para empresa. Algumas empresas têm pilhas de MarTech complexas, enquanto outras dependem do essencial. Um MarTech Stack completo deve abordar todas as etapas do ciclo de marketing:atrair, engajar, converter, gerenciar e entender seu cliente-alvo. Algumas das ferramentas e tecnologias mais comuns no MarTech Stack incluem:

·         Gestão de Ativos Digitais –amplamente considerada o coração do MarTech Stack. É onde seu conteúdo é agregado e gerenciado. Como o conteúdo é a força motriz por trás do marketing, ter um único recurso centralizado para gerenciar um grande volume de ativos digitais é a chave para a eficiência e eficácia do marketing.

·         Ferramentas de análise – Você não pode melhorar o que não pode medir, e é por isso que as empresas atuais dependem de soluções de análise mais do que nunca. O cenário competitivo é difícil em muitas indústrias, forçando os profissionais de marketing a constantemente intensificar seu jogo para superar a concorrência. As ferramentas de análise fornecem um meio quantificável de medir a eficácia de mensagens de marketing, campanhas, canais e muito mais.

·         Gerenciamento de leads – Ferramentas de gerenciamento de leads ajudam os profissionais de marketing a engajar, nutrir e qualificar potenciais leads para determinar a prontidão de vendas.

·         Gestão de Relacionamento com o Cliente – Essas ferramentas ajudam as empresas a acompanhar sua base de clientes, fornecendo um recurso central para os membros da equipe de vendas e relacionamento com o cliente que precisam interagir com clientes e prospectos. O e-mail marketing pode ser uma tecnologia incorporada ou adquirido como um serviço separado, mas a integração perfeita é essencial entre uma solução de CRM e e-mail marketing. Por incrível que possa parecer, 73% dos millennials preferem que as comunicações das empresas venham por e-mail. Em 2008, apenas 12% das empresas usaram CRM baseado em nuvem; Em 2020, esse número aumentou para 87% e 50% das equipes melhoraram sua produtividade usando um CRM móvel.

·         Automação de Marketing – Outra tecnologia muitas vezes integrada ao e-mail marketing e CRM, as ferramentas de automação de marketing podem agilizar o processo de nutrição de leads no funil de vendas baseadas no comportamento do consumidor.

·         Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – Essas soluções permitem que os profissionais de marketing gerenciem a presença da empresa na Web, incluindo sites principais, blogs, landing pages e muito mais. Pesquisas apontam que 63% das empresas não têm uma estratégia de conteúdo documentada.

·         Gestão de Redes Sociais – As ferramentas de gestão de mídias sociais simplificam o processo de gerenciamento e engajamento dos usuários nas muitas plataformas de utilizadas atualmente para ações de marketing. Os anúncios do Google e do Facebook compõem cerca de 55% de todo o mercado de anúncios digitais sendo que 68% das experiências online começam com um mecanismo de busca.

·         Inteligência artificial para otimização de criativos - Ferramenta on line que utiliza leitura facial apenas com uma webcam para captação de respostas implícitas de respondentes, como a FasTest. Com os resultados de uma pesquisa de Neuromarketing como essa, além da precisão do resultado, baixo investimento e resultados rápidos, é possível conhecer as cenas detratoras para a eficiência de um video, por exemplo. 

 

Previsões relacionadas a Martechs

Com o tempo, a tecnologia de marketing continuará a evoluir e se tornar mais crucial nas campanhas de marketing modernas. No entanto, a martech precisará se adaptar a um ambiente de marketing em mudança. Aqui estão algumas tendências que os profissionais de marketing devem estar cientes antes de investir em martech:

  • Redução dos orçamentos de marketing - O Gartner prevê que os orçamentos estão se nivelando para departamentos de marketing. Isso exigirá que as empresas justifiquem seu ROI de marketing vs investimento.
  • Foco na Retenção - Custa 5 vezes mais para atrair um novo cliente do que manter um já existente. Os profissionais de marketing começarão a mudar seu foco não só para conquistar novos clientes, mas para desenvolver relacionamentos com clientes.
  • Importância da compreensão dos gastos de marketing – De acordo com a Pesquisa de Tecnologia de Marketing 2018 da Gartner, apenas 18% dos profissionais de marketing entenderam o que era atribuição multitouch (MTA) em 2016. Em 2018, esse número aumentou para 52%, com os entrevistados notando que usaram o MTA para medir a eficácia dos anúncios. No entanto, o MTA limita-se a apenas provar o valor on-line. Como os profissionais de marketing estão sob constante pressão para provar o ROI em todos os canais, os profissionais de marketing precisarão adotar uma  medição de marketing unificada.
  • Mais Inovação - Há uma dicotomia interessante entre empresas de software corporativo estabelecidas que investem em soluções baseadas em nuvem versus start-ups em ascensão. Esse aumento na concorrência levará a mais inovação no marketing. Além disso, com o surgimento da IoT e o desenvolvimento contínuo no marketing de IA, as empresas de tecnologia de marketing poderão fornecer aos clientes soluções mais robustas para ajudar os profissionais de marketing a falar diretamente com seus públicos e estabelecer o ROI.

 

Martech e Adtech, a diferença entre esses programas é semelhante à diferença entre marketing e publicidade. Embora a martech se refira à tecnologia que ajuda a criar, comunicar e entregar ofertas, a adtech é estritamente usada para influenciar o comportamento dos compradores, promovendo ofertas. Por exemplo, o software CRM (Customer Relationship Management, gerenciamento de relacionamento com o cliente) é martech, enquanto as plataformas de anúncios sociais são adtech.

 

O marketing moderno simplesmente não existe sem a MarTech. Até mesmo os profissionais de marketing dos canais engajam suas audiências são principalmente digitais. Enquanto a paisagem martech continua a evoluir, não vai a lugar nenhum. A MarTech é, e continuará sendo, o catalisador para alcançar e engajar o consumidor moderno, e se tornará cada vez mais crucial para as organizações, à medida que mais e mais ativos são necessários para alimentar essas ferramentas e tecnologias de alto nível.